Controlar Pressão Pneus

Uma pressão correta dos pneus é um factor de primordial importância, não só no que ao seu desempenho diz respeito, mas também relativamente à sua segurança. A pressão correcta é essencial para o bom comportamento do veículo (comportamento dinâmico, travagem, etc.), bem como para conservar e garantir a integridade do pneu.

Uma pressão insuficiente ou excessiva pode afectar significativamente o desempenho do pneu. Uma pressão insuficiente acarreta uma subida anormal da temperatura de funcionamento, que pode provocar a degradação irreversível dos componentes internos, provocando a destruição do pneu e o seu esvaziamento brutal.

Uma pressão excessiva pode provocar um desgaste rápido e irregular, provocando um aumento da sensibilidade aos choques (deterioração da banda de rolamento, ruptura da carcaça, etc.).

A pressão dos pneus deve respeitar sempre a recomendação do fabricante.

A pressão de utilização só pode ser dada pelo especialista da marca que levará em conta os critérios de utilização do pneu (tipo de máquinas, natureza dos solos, comprimento dos ciclos, materiais transportados, cargas, etc.).

Helder Pinto

About Helder Pinto